No Brasil, quase metade das empresas fecha em 3 anos, diz IBGE

 

De cada cem empresas abertas no Brasil, 48 encerraram suas atividades em três anos. O dado faz parte de um estudo divulgado nesta segunda-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com informações de 2010.

Segundo a pesquisa, de um total de 464.700 empresas que iniciaram suas atividades em 2007, 76,1% continuavam no mercado em 2008, 61,3% sobreviveram até 2009 e apenas 51,8% ainda estavam abertas em 2010, ou seja, quase a metade (48,2%) fechou as portas.

Segundo o Sebrae, serviço de apoio à micro e pequena empresa, entre as principais razões para a mortalidade precoce das empresas estão a falta de planejamento e o descontrole na gestão.

Notícia publicada no site do UOL, leia a matéria completa clicando aqui

Comentário:

De fato, as principais causas para o encerramento das atividades das novas empresas são a falta de planejamento, o despreparo dos novos empresários e o descontrole na gestão. Hoje temos diversos entidades de apoio, como o Sebrae, que preparam e orientam os novos empreendedores. Temos também um mundo de informações acessíveis via internet. Uma medida, via projeto de lei, que beneficiaria os novos empreendedores, seria a desoneração de impostos nos primeiros anos das novas empresas. Medidas que reduziriam drasticamente estes números divulgados pelo IBGE.